Notícias

5 de setembro: dia do oficial de justiça

1 Mins read

O oficial de justiça é o servidor do Poder Judiciário encarregado de materializar as decisões dos magistrados, conhecido como a “longa manus” da justiça, ou seja, a justiça em campo. Para que os atos judiciais tenham a sua eficácia, obrigatoriamente o oficial de justiça deve intervir diligenciando e posteriormente certificando detalhadamente o ocorrido, tendo esta ação fé pública e constará dos autos dos processos judiciais, servido como base para a decisão de mérito do magistrado.

Evidentemente que a atividade do oficial de justiça não é trivial. O mesmo deve se deslocar para qualquer que seja o local designado, quer seja um condomínio de luxo ou na mais perigosa favela, e lá deve interagir com a parte no cumprimento do mandado judicial, não importando se o jurisdicionado é um respeitável cidadão ou o mais perigoso marginal. No cumprimento dos mandados judiciais, os oficiais de justiça vão sozinhos, desarmados, sem colete a prova de balas e na esmagadora maioria das vezes, sem qualquer apoio policial.

Além do constante risco de morte, o oficial de justiça tem o dever de ofício de cumprir mandados judiciais extremamente desgastantes sob o ponto de vista emocional, tais como busca e apreensão de menores, despejos de pessoas com alta fragilidade econômica e vulnerabilidade social, sem falar de prisões e busca e apreensão de armas.

Este profissional não dispõe de viaturas fornecidas pelo Estado, utiliza nos seus deslocamentos para fazer diligências os próprios veículos, que são adquiridos as próprias expensas, sem que o Poder Público reduza sequer o ICMS e IPVA para facilitar a vida de quem cumpre os mandados da Fazenda Pública em benefício do próprio Estado, operando como ente arrecadador, sem ter, no entanto, seu devido reconhecimento e valorização.

Para lembrar a sociedade da importância do oficial de justiça para a comunidade, o dia 5 de setembro foi designado como a data da categoria, sem a qual não existe direito aplicado e justiça realizada.

João Batista Fernandes de Sousa
Presidente da Fenojus

Fonte: Link

Matérias relacionadas
Notícias

TJGO realiza 2ª edição da Corrida da Justiça

O SINDOJUS-GO é parceiro do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na realização da 2ª edição da Corrida da Justiça,…
Notícias

SINDOJUS-GO e SecoviGoiás discutem entrada de oficiais de justiça em condomínios fechados

O presidente do SINDOJUS-GO, Eleandro Alves Almeida, reuniu-se, na manhã desta terça-feira, 12, com o superintendente do SecoviGoiás, Floriano Gomes, e com…
Notícias

Comitiva da UFG e Governo de Goiás apresentam aplicativo Minha Vaga ao SINDOJUS-GO

O SINDOJUS-GO recebeu nesta segunda-feira, 11, em sua sede, a visita do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UFG, Marcilon…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal