Notícias

AOJUSGO está trabalhando junto à Sefaz e requer documentação

2 Mins read

Concessão de desconto na alíquota do ICMS e do IPVA, esta será de 0,5% para aquisição de veículos por oficiais de Justiça
A lei 18.804, que dispõe sobre a concessão de desconto no ICMS na aquisição de veículos por oficiais de Justiça e no IPVA de veículo de propriedade do servidor, foi sancionada pela Alego

A Associação dos Oficiais de Justiça de Goiás (AOJUSGO) está em contato junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), para liberação da documentação necessária para que os oficiais de Justiça possam adquirir veículo com desconto do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), incidente sobre o veículo do oficial de Justiça. A Sefaz é a responsável pela concessão do benefício previsto por lei, sob o preenchimento dos requisitos legais exigidos.
O benefício fiscal foi sancionado no último dia 9 de abril, pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Lei nº 18.804, que dispõe sobre a concessão de descontos fiscais na alíquota do ICMS, com redução para a alíquota de 0,5% na compra de veículo novo para oficial de Justiça, utilizado nas atividades profissionais, bem como redução para a alíquota de e 0,5% no IPVA incidente sobre o veículo do oficial de Justiça.


Legislação


A Lei nº 18.804 prevê que a redução no ICMS deve ser concedida no intervalo de dois anos em dois anos para cada oficial de Justiça, que esteja na ativa, exceto em caso de furto, roubo ou outro crime contra o patrimônio, ou sua perda total em virtude de acidente. Nesse caso, o oficial de Justiça deve apresentar boletim de ocorrência e da comprovação da perda total por laudo técnico elaborado por perito de área para adquirir um novo veículo com desconto fiscal.
Cada oficial de Justiça terá direito a redução para a alíquota de 0,5% no IPVA somente em um veículo, independente de sua propriedade. O veículo contemplado com o benefício fiscal ficará isento do pagamento anual da Taxa de Licenciamento. Leia aqui a íntegra da Lei nº 18.804.

Matérias relacionadas
CoronavírusNotíciasSTJ

STJ autoriza citação por WhatsApp desde que comprovada identidade

Há mais de um ano convivendo com a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) a rotina dos Oficiais e Oficialas de Justiça tem…
EventosNotíciasTJGO

Oficiais de Justiça são ouvidos pelo SINDOJUS-GO sobre projeto de reestruturação das comarcas

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
FESOJUSNotíciasVacinação

Vacinação prioritária: tudo o que você precisa saber!

Reprodução: FESOJUS-BR Veja aqui o vídeo da reunião citada no e-mail entre o interlocutor do Ministério da Saúde, Dr. Laurício Monteiro e os representantes da FESOJUS-BR, João Batista (presidente) e Luiz…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal