Notícias

Coronavírus: óbito de 17 oficiais de justiça são contabilizados até o momento

2 Mins read

O novo Coronavírus, que muito tem afetado a rotina dos cidadãos de todo o mundo, também é responsável por muitas mortes. Tristemente, a Categoria dos Oficiais de Justiça vem perdendo seus colegas por causa da COVID-19 já foram contabilizados a morte de pelo menos dezessete servidores, entre o Judiciário Federal e o Estadual.  

Durante a pandemia, muitos profissionais e servidores do Estado têm a possibilidade de continuarem realizando suas atividades por meios remotos. Em outros casos, não existe outra maneira de concluir o trabalho, sem que o profissional esteja presente frente a frente do cidadão. Entre tantos, são os servidores da saúde, segurança, da limpeza e o da Justiça. Em virtude desta realidade, Oficiais de Justiça seguem firmes no cumprimento de mandados para materializarem a justiça, mesmo na pandemia. Os riscos são vários, pois na lida do dia a dia, estão vulneráveis ao vírus.

No Brasil, o Coronavírus (COVID 19), conforme informado pelo Ministério da Saúde, já provocou mais de 64.800 mortes em todo o país, desde o início da pandemia. Entre os cidadãos infectados, somam-se mais de 1.600.00 casos.

De acordo com o BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO COVID-19 N°13, emitido no dia 02/07/20, pela Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, a Situação Epidemiológica registrada entre os dias 04/02 a 30/06/20, o total de notificações relacionadas ao Coronavírus corresponde ao número de 112.724, sendo que entre eles foram confirmados 24.271 (24,5%) casos; entre os suspeitos são 59.402 (52,7%) e; 29.051 (25,8%) foram descartados. O cidadão pode acompanhar estas informações diariamente por meio do link: https://www.saude.go.gov.br/boletins. No mesmo período, as notificações referentes aos óbitos suspeitos de COVID-19 chegam a 516. Destes, 475 foram confirmados e 41 estão sob investigação. De acordo com a secretaria, em 18 dias houve um aumento de 101 para 202 óbitos.

Em relação aos cuidados e utilização de EPI’s o SINDOJUS-GO de acordo com a matéria Oficial de Justiça em todos os momentos: sem opção, categoria sai às ruas! “Em Goiás, os Oficiais de Justiça mantêm a rotina de trabalho, cumprindo mandados considerados de urgência, réus presos e prioridades em todas as comarcas, tendo resposta razoável do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás – TJGO quanto ao fornecimento de EPIs, contudo, não totalmente satisfatória para garantir o mínimo de segurança no cumprimento de diligências presenciais. No entanto, o retorno pleno às atividades preocupa e, em virtude disso, o Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás – SINDOJUS-GO realizou reuniões virtuais com a categoria, procurando encontrar estratégias para minimizar os perigos de contaminação quando da retomada dos trabalhos. A Entidade Sindical está preocupada com o aumento do número de casos de infectados no Estado, o que amplia ainda a necessidade de cuidados neste retorno gradativo às atividades.”

O SINDOJUS-GO presta homenagem aos Colegas da Categoria que muito fizeram pela nossa sociedade e deseja condolências às famílias que perderam seus entes queridos. A lista a seguir possui os nomes dos Oficiais de Justiça Estaduais de todo o Brasil: José Dias Palitot (TRT-2), Clarice Fuchita Kresting (TRT-2), João Alfredo Portes (TJSP), Kleber Bulle da Rocha (TJRJ), Roberto Carvalho (TJPA), Wanderley Andrade Rodrigues (TJAM), Léo Damião Braga (TRT-1), Maurício Maluf (TJPA), Adelino de Souza Figueira (TJGO), Valter Campos de Almeida (TJSP), Oldeildo Marinho (TJPA) e Ronaldo Luíz Diógenes Vieira (TJRN).

Matérias relacionadas
Mapa CriminalNotícias

Informe sobre mandados cumpridos antes do Prov. 44/20

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
CoronavírusNotíciasVacinação

Oficiais de Justiça atuam em linha de frente do Poder Judiciário

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
CoronavírusNotíciasVacinação

Mesmo na pandemia a violência contra a mulher não para, nem o trabalho dos Oficiais(las) de Justiça

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal