Notícias

O Brasil é representado no Vaticano por meio de estudo realizado por oficiala de justiça do MT

3 Mins read

Reprodução e adaptaçãoSINDOJUS-MT

O Brasil é representado no Vaticano por meio de estudo realizado pela Oficiala de Justiça, Mireni de Oliveira Costa Silva, de Cáceres/MT sobre a possibilidade de uma nova economia intitulada ‘Economia de Francisco’ proposta pelo Papa.

O artigo foi lido pelo Papa Francisco e publicado no Portal Vaticam News, veículo de comunicação oficial do Vaticano; e pode ser conferido na integra por meio deste link

Mireni conta que foi motivada a escrever o artigo, a partir da história de sua vida. Cresceu no interior, filha de pequeno agricultor, de família pobre que via nos estudos a possibilidade de romper as barreiras naturalmente impostas pelas questões financeiras, pelo sistema capitalista que sempre privilegia quem tem posses. E, segundo ela, quando leu a proposta do Papa Francisco em convidar economistas de até 35 anos de idade, do mundo inteiro, para um encontro em Assis, na Itália, a fim de discutirem uma proposta de economia baseada na sustentabilidade e solidariedade, uma economia que inclua e não exclua, que faz viver e não mata, que humaniza e não desumaniza e disse ser preciso “re-almar” a economia, ela se identificou.

“Me identifiquei de imediato com a ideia e propus ao Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias escrever sobre o assunto. E, como pesquisei muito no site e biblioteca do Vaticano, mandei um email dizendo que havia gostado da proposta do Papa e eles pediram pra eu enviar o artigo. E, no dia 27 de abril deste ano, recebi e-mail do Vaticano dizendo que haviam impresso o artigo para o Papa fazer a leitura, fiquei muito feliz na ocasião, e nessa terça-feira (28.07) recebi logo pela manhã novo email do Vaticano dizendo que “FINALMENTE publicamos na data de hoje o seu artigo”, fiquei extremamente lisonjeada e feliz com a notícia”, revela.

Ela explica que o estudo aponta uma possível saída para os problemas da fome, miséria e degradação ao meio ambiente. O estudo analisa ainda, se outra economia é possível fazendo uma interface entre a Economia de Francisco e a Agenda 2030, pois o tema tem relevância dado ao contexto da economia capitalista mundial.

Ainda, segundo a autora, o trabalho apresenta uma reflexão acerca dos principais eventos da política global – e que produzem externalidades negativas na vida de um grande número de pessoas ao redor do planeta, bem como, foram analisados como o neoliberalismo e a globalização como fatores determinantes das políticas econômicas.

Em seguida, o texto faz uma abordagem sobre a Agenda 2030 e quais suas propostas para amenizar os impactos do atual modelo econômico com foco na sustentabilidade.

A autora do artigo aponta a viabilidade de associação entre a Agenda 2030 e a Economia de Francisco como uma possibilidade de emancipação econômica, com amparo da sustentabilidade e solidariedade, para os países periféricos e as populações em estágio de pobreza crônica.

O trabalho, segundo Mireni, foi construído utilizando método indutivo de abordagem por ser ele que propicia ao pesquisador, partir do aspecto geral para o específico, o que possibilitou a análise do tema proposto nesta perspectiva.

Mireni é diretora do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso, Cursa Mestrado na Universidade de Marília – UNIMAR – no Estado de São Paulo – por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Associação Mato-Grossense dos Magistrados. “Fiquei muito feliz com a receptividade do artigo no Vaticano. Estou agradecida ao Tribunal de Justiça e a AMAM pelo convênio com a Unimar, por oportunizar aos seus servidores a qualificação. Minha gratidão a todos”, disse Mireni.

Além de Mireni, mais cinco oficiais de Justiça fazem mestrado na Unimar por meio do convênio. Eles se inscreveram e foram selecionados.

Reprodução e adaptaçãoSINDOJUS-MT

O SINDOJUS-GO parabeniza a Oficiala de Justiça, Mireni de Oliveira, pelo notório trabalho e reconhece a brilhante notoriedade chancelada pelo Papa Franciso. Parabéns, Mireni, você representa não somente os Oficiais de Justiça, mas todos nós brasileiras e brasileiros.

Matérias relacionadas
Notícias

TJGO realiza 2ª edição da Corrida da Justiça

O SINDOJUS-GO é parceiro do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na realização da 2ª edição da Corrida da Justiça,…
Notícias

SINDOJUS-GO e SecoviGoiás discutem entrada de oficiais de justiça em condomínios fechados

O presidente do SINDOJUS-GO, Eleandro Alves Almeida, reuniu-se, na manhã desta terça-feira, 12, com o superintendente do SecoviGoiás, Floriano Gomes, e com…
Notícias

Comitiva da UFG e Governo de Goiás apresentam aplicativo Minha Vaga ao SINDOJUS-GO

O SINDOJUS-GO recebeu nesta segunda-feira, 11, em sua sede, a visita do coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UFG, Marcilon…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal