Notícias

SINDOJUS-GO Realiza encontro sobre profissionalização da comunicação digital

3 Mins read

O ato de comunicar busca conquistar o objetivo de passar a mensagem para o interlocutor e ele compreender a mensagem que você transmitiu; e vice e versa. Para possibilitar uma comunicação cada vez mais adequada em meio aos desafios emergentes trazidos pelas inovações tecnológicas e mudanças de comportamento da sociedade devido à pandemia e a evolução natural das coisas, é importante buscar a sua referência de qualidade que você deseja alcançar.

Pensando assim, a diretoria e colaboradores do SINDOJUS-GO participaram de um bate papo sobre a relação entre a comunicação e profissionalização e utilização de plataformas da comunicação em tempos de encontros remotos e adaptação aos avanços tecnológicos.

O encontro virtual foi conduzido por Gleidson Reis Lopes, Técnico em administração, Relações Públicas e Gestor Estratégico da Comunicação Organizacional, que contou com a participação de Moizés Bentos dos Reis; Presidente; Eleandro Alves de Almeida, Vice-presidente e Diretor Jurídico; Carolina Rosa Santos, Secretária Geral e Diretora do Núcleo de Assuntos Sindicais; José Moizaniel Formiga Dias; Diretor Financeiro e Administrativo, Jannaína Patrícia Pereira, Diretora de Núcleo de Aposentados, Esporte e Lazer; Gleidson Emanuel de Araújo, Advogado; as secretárias Janaine Cavalcante de Oliveira e Nubia.

A Comunicação Social possui um leque imenso de possibilidades, analógicas e digitais, de atuação que vão além das Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade. Antes, tínhamos a liberdade e a segurança de nos expor menos. Ao viajar, deixávamos as luzes das casas acesas. Fechávamos as cortinas para que o vizinho não soubesse como era o seu lar por dentro. Hoje, nos permitimos fotografar e postar nas redes sociais nossos momentos íntimos dentro da casa e informamos o horário e o local exato de onde estamos, afirmando que nossa casa está vazia (independentemente se as luzes da casa estão acesas ou apagadas). Nossos álbuns de fotografias e vídeos agora estão na internet e quem vê tem uma noção quase exata sobre nossas rotinas e investimentos.

Qual ambiente você se encontra neste momento? Qual plataforma que você se encontra? Profissional, despojado, real ou virtual? O que pode ou que não pode fazer agora? Nossos personagens ficaram em apuros. Não há mais tempo de colocar a máscara e trocar a capa. A diferença entre meu personagem pessoal e o meu profissional está cada vez menos acentuada.

Durante a transmissão de uma mensagem, existem elementos que podem ou não permitir com que você alcance sua meta. Alguns elementos se transformam em suportes que trarão à sua fala um favorecimento à comunicação. Estes são positivos. Outros elementos podem se tornar ruídos.

Hoje, as tecnologias e plataformas de comunicação estão cada vez mais próximas do ambiente pessoal. Mas, estão todos aptos a utilizá-las? Quando estamos dentro de nossas casas, temos o desafio de utilizar os equipamentos tecnológicos de maneira consciente na busca de equilibrar a vida pessoal com a profissional. A etapa agora é decifrar os elementos, dentro do ambiente, que podem ser considerados tanto suportes como ruídos da comunicação; e assim, realizar um trabalho digno de transmitir a mensagem e evitar pequenos deslizes. Ambiente: luz, som, cenário; Tecnologia: qualidade do aparelho, enquadramento, internet, domínio; Comportamento: roupas, gestos, ações, intervenções, conduta, reações, hábitos; Planejamento: roteiro, tempo de fala, mediador, tempo total de reunião, foco.

É importante também buscar capacitações quevão ao encontro desse tema como “Oratória e Retórica”, “Comunicação não violenta”, “inteligência emocional”, “tecnologias”. Saber utilizar linguagem adequada, ouvir, perguntar, ter sinergia e sintonia, alinhar o discurso com o interlocutor e considerar a importância de dados como metas e prazos.

O que qualifica sua comunicação não é o excesso de plasticidade. Mas, é importante saber qual o nível de profissionalismo deseja alcançar. Os profissionais de comunicação estão à disposição para apresentar soluções impecáveis para que você esteja devidamente alinhado para sair bem nas fotos e nos vídeos. 

Enquanto você for o diretor de arte da sua própria vida, neste momento em que todos nós temos “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, preze pelo bom senso, autoconsciência e sorria, pois você está sendo filmado.

Matérias relacionadas
Mapa CriminalNotícias

Informe sobre mandados cumpridos antes do Prov. 44/20

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
CoronavírusNotíciasVacinação

Oficiais de Justiça atuam em linha de frente do Poder Judiciário

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
CoronavírusNotíciasVacinação

Mesmo na pandemia a violência contra a mulher não para, nem o trabalho dos Oficiais(las) de Justiça

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal