Dia do Oficial de JustiçaEspecial

Homenagem aos Oficias e Oficialas de Justiça de todo Brasil e especialmente do Estado de Goiás

1 Mins read

Instituído pela lei n. 13.157/2015, hoje 25 de março é do dia nacional do Oficial de Justiça.  A data ressalta a importância desse profissional que com sua atuação contribuem para a efetivação das decisões judiciais e a pacificação dos conflitos sociais, materializando a aplicação da lei, levando a justiça aos lugares mais distantes deste país.

O risco da profissão é constante em todas as situações enfrentadas, de forma muitas das vezes solitária, desde a citação e a intimação até as execuções e medidas judiciais que incluem a avaliação, busca e apreensão de pessoas ou coisas, arresto, penhora, prisão civil, reintegração, medidas protetivas da lei Maria da Penha e mais recentemente implementada pelo Código de Processo Civil a busca da conciliação entre as partes.

É o Oficial de Justiça o principal elo entre o judiciário e o cidadão, mantendo-se o lado humano da justiça no contato direto com a sociedade. Como função essencial da justiça, os Oficiais e Oficialas de Justiça, tornaram-se os olhos do Juiz que no local constatam a  realidade dos fatos e sob sua fé pública a certifica para o magistrado; São também as pernas que levam o poder judiciário à casa de cada cidadão; os braços que ao cumprirem as determinações judiciais de forma coercitiva demonstram a força necessária da justiça e, por último as mãos, que entregam a satisfação da justiça ao jurisdicionado selando com um cumprimento cordial e  humano em cada porta que se apresenta.

Nestes tempos de pandemia, continuamos a prestar nosso trabalho mesmo diante de tantos riscos e ameaças aos direitos dos servidores públicos, com o compromisso de fazer prevalecer a justiça para todo aquele que a procura.

Assim, nesta data tão especial e representativa de tantas superações, rendemos nossas homenagens e nosso reconhecimento a todos esses profissionais, linha de frente do poder judiciário, que por sua coragem e determinação fazem a justiça acontecer.

Diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Goiás

Moizés Bento dos Reis Presidente
(SINDOJUS-GO)

Matérias relacionadas
Dia do Oficial de Justiça

Oficialato de Justiça: tradição e modernidade na prestação jurisdicional

O dia 25 de março, Dia do Oficialato de Justiça, é uma data de celebração, mas também de luta pelo reconhecimento destes…
Dia do Oficial de Justiça

Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia oficiais de justiça em Brasília

Uma sessão solene na Câmara do Deputados, em Brasília, irá homenagear oficiais e oficialas de justiça por ocasião do Dia Nacional do…
ConfraternizaçãoEspecialEventos

Confraternização de fim de ano SINDOJUS-GO 2022/2023

Depois dos últimos anos sem poder reunir e festejar, o Oficialato de Justiça Goiano, juntamente com a diretoria do SINDOJUS-GO/AOJUSGO, contemplaram de…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal