Dia do Oficial de JustiçaEspecial

Homenagem aos Oficias e Oficialas de Justiça de todo Brasil e especialmente do Estado de Goiás

1 Mins read

Instituído pela lei n. 13.157/2015, hoje 25 de março é do dia nacional do Oficial de Justiça.  A data ressalta a importância desse profissional que com sua atuação contribuem para a efetivação das decisões judiciais e a pacificação dos conflitos sociais, materializando a aplicação da lei, levando a justiça aos lugares mais distantes deste país.

O risco da profissão é constante em todas as situações enfrentadas, de forma muitas das vezes solitária, desde a citação e a intimação até as execuções e medidas judiciais que incluem a avaliação, busca e apreensão de pessoas ou coisas, arresto, penhora, prisão civil, reintegração, medidas protetivas da lei Maria da Penha e mais recentemente implementada pelo Código de Processo Civil a busca da conciliação entre as partes.

É o Oficial de Justiça o principal elo entre o judiciário e o cidadão, mantendo-se o lado humano da justiça no contato direto com a sociedade. Como função essencial da justiça, os Oficiais e Oficialas de Justiça, tornaram-se os olhos do Juiz que no local constatam a  realidade dos fatos e sob sua fé pública a certifica para o magistrado; São também as pernas que levam o poder judiciário à casa de cada cidadão; os braços que ao cumprirem as determinações judiciais de forma coercitiva demonstram a força necessária da justiça e, por último as mãos, que entregam a satisfação da justiça ao jurisdicionado selando com um cumprimento cordial e  humano em cada porta que se apresenta.

Nestes tempos de pandemia, continuamos a prestar nosso trabalho mesmo diante de tantos riscos e ameaças aos direitos dos servidores públicos, com o compromisso de fazer prevalecer a justiça para todo aquele que a procura.

Assim, nesta data tão especial e representativa de tantas superações, rendemos nossas homenagens e nosso reconhecimento a todos esses profissionais, linha de frente do poder judiciário, que por sua coragem e determinação fazem a justiça acontecer.

Diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Estado de Goiás

Moizés Bento dos Reis Presidente
(SINDOJUS-GO)

Matérias relacionadas
Dia do Oficial de JustiçaEspecialFESOJUS

14º "Dia Mundial do Oficial de Justiça"

O Oficial de Justiça, guardião e protetor do direito digital Reprodução adaptada: uihj.com A União Internacional dos Oficiais de Justiça (UIHJ) é…
Dia do Oficial de JustiçaEspecialTJGO

Mensagem do presidente do TJGO aos Oficiais de Justiça

Reprodução: TJGO O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás se dirige, neste dia 25 de março, aos Oficiais de Justiça para,…
CoronavírusDia do Oficial de JustiçaEspecial

LINHA DE FRENTE DO JUDICIÁRIO: Oficiais de Justiça em tempos de COVID-19

Homenagem ao DIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA (25/03/21) A vida está semiparalisada! As pessoas estão reclusas, às escondidas do vírus que circula!…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal