Gestão

SINDOJUS-GO faz balanço dos primeiros 90 dias da nova gestão

5 Mins read

Nos primeiros 90 dias à frente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Goiás (SINDOJUS-GO), a diretoria encabeçada pelo presidente Moizés Bento dos Reis consolidou uma série de ações que refletem os compromissos assumidos junto à categoria. O período foi marcado por aproximação com as comarcas do interior, diálogo constante com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e atuação em nível nacional para o fortalecimento dos oficiais de justiça.

Posse, articulação política e primeiras visitas

A diretoria tomou posse oficialmente no dia 3 de junho, na sede do sindicato. No dia 18 de junho foi realizada posse solene na sede do TJGO. Já no primeiro mês de gestão, o SINDOJUS-GO esteve em Brasília, onde participou do relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça, na Câmara dos Deputados. O ato representou um marco para ampliar o diálogo da categoria com o Legislativo Federal.

Na mesma data, o vice-presidente Guilherme Bonfim representou o sindicato em Goiânia, em reunião sobre a Resolução nº 600/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Também em junho, a diretoria visitou as comarcas de Abadiânia e Valparaíso e marcou presença no Encontro Regional da 7ª Região Judiciária, em Luziânia.

O mês foi concluído com uma reunião com o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva, ocasião em que foram debatidos temas estratégicos como a Ação dos Mandados Infrutíferos, a Ação 475, a nomeação de aprovados no último concurso e demandas do sistema Proad.

Sindicato itinerante e participação em audiências públicas

Em julho, a diretoria intensificou as tratativas com o TJGO. Reuniões com a assessoria de Recursos Humanos e com o diretor-geral reforçaram pautas como nomeações, relotações, PROADs entre outras ações em andamento. O Tribunal também anunciou 12 novas vagas para oficiais de justiça.

O presidente do SINDOJUS-GO destacou que um dos principais focos desse período foi a defesa das condições de trabalho, especialmente em relação à sobrecarga enfrentada pela categoria.

“Nosso objetivo tem sido cumprir a agenda de compromissos da campanha. Paralelamente, estamos empenhados em demonstrar à alta administração do Poder Judiciário a sobrecarga de trabalho dos oficiais de justiça e a necessidade urgente de contratação de mais servidores, considerando o concurso público realizado”, afirmou Moizés Bento dos Reis.

Ainda em julho, o presidente reuniu-se com a diretoria do Sindjustiça, fortalecendo a interlocução entre entidades. Também foram realizadas reuniões com a Central de Mandados de Goiânia para tratar dos prazos do plantão e da implementação das macrorregiões.

A diretoria participou de audiências públicas de desinstalação das comarcas de Mossâmedes, Joviânia e Aurilândia, com a presença de oficiais e da comunidade local. Paralelamente, o sindicato promoveu visitas itinerantes às comarcas de Mossâmedes, Joviânia, Edéia, Pontalina, Aurilândia e São Luiz dos Montes Belos, reforçando a política de aproximação com o interior.

Segundo o presidente, esse movimento tem sido essencial para unificar e valorizar os oficiais de justiça em todas as regiões do Estado. “Nos últimos 90 dias, também nos dedicamos a unificar a categoria, buscando aprimorar a comunicação sobre as atividades desenvolvidas. Continuaremos com o propósito de estar próximos a todos, buscando atender às necessidades dos oficiais de justiça e demonstrando a essencialidade da função para o Poder Judiciário e para a justiça goiana.”

Avanços em nomeações e diálogo ampliado

O mês de agosto foi marcado por conquistas e intensificação do diálogo institucional. Em reunião com o desembargador Marcus da Costa Ferreira, da CCJ do TJGO, foram discutidos temas como a criação de um canal para registro de ocorrências de violência contra oficiais, a indenização justa para mandados da zona rural e o acesso irrestrito aos sistemas Projudi e Infoseg.

Também houve reunião com o diretor financeiro do TJGO, Irismar Dantas Souza, para tratar de nomeações, aumento das indenizações e PROADs. O sindicato articulou ainda em Brasília, junto com a Fesojus, encontros com deputados e senadores sobre pautas como a indenização nos Juizados Especiais e a derrubada do veto que excluiu a categoria do rol de atividades de risco.

Outro destaque foi a reunião com o conselheiro do CNJ, Marcello Terto, para tratar da reforma da Resolução nº 219/2016, além da participação em debates sobre a implementação da Resolução nº 600 no âmbito do TJGO.

Na frente estadual, o mês trouxe uma vitória importante: a nomeação de nove novos oficiais de justiça, além de reuniões com o juiz auxiliar da Presidência do TJGO e a Diretoria de Gestão de Pessoas sobre lotação e relotação. Também foi tema de negociação a democratização do plantão extraordinário e sua integração ao sistema Projudi.

A diretoria participou de audiência pública sobre a desinstalação da comarca de Araçu, marcou presença no Encontro da 2ª Região Judiciária, organizado pela Corregedoria (CCJ), com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Leandro Crispim, e se reuniu com a Escola Judicial do TJGO para discutir curso de formação para os novos oficiais.

Ainda durante o mês de agosto, membros da diretoria do sindicato se reuniram, na Alego, com o deputado estadual Karlos Cabral, que é oficial de justiça licenciado, para tratar da necessidade de reforma do Estatuto dos Servidores Judiciais, bem como a criação de novos cargos de oficiais de justiça, e visitaram as comarcas de Rio Verde e Santa Helena.

Reuniram-se com o juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Dr. Reinaldo de Oliveira Dutra, para tratar das macrorregiões, a democratização do plantão extraordinário e a integração do plantão no Projudi. A reunião contou com a participação da diretora de Processamento Eletrônico, Cássia Aparecida de Castro. E, finalizando o mês de agosto, participou de audiência pública em Aparecida de Goiânia.

Internamente, o Conselho Fiscal analisou os balanços de junho e julho, reforçando a responsabilidade fiscal e a redução de gastos. Sobre esse trabalho, o conselheiro fiscal Pedro Paulo Alves da Costa ressaltou a transparência da gestão. “Realizamos nossa primeira reunião no dia 25 de agosto, quando foram analisadas as contas de junho e julho, e não foram encontradas não conformidades. Ao contrário, houve superávit, o que demonstra a preocupação da atual gestão com redução de gastos, ou melhor ainda, gastos com responsabilidade e efetividade.” Também integram o Conselho Fiscal os oficiais de Justiça Adalberto Geraldo Amorim e Carla Esperança.

Ao avaliar o período, o presidente Moizés reforçou o papel da diretoria em atuar de forma próxima e integrada. “Agradeço a toda a diretoria pelo empenho em lutar, lado a lado, por essas questões, tanto na capital quanto no interior, incluindo as comarcas mais distantes. Este foi o foco do nosso trabalho nesses 90 dias. Agradeço a Deus por isso.”

Confira galeria de fotos com alguns momentos dos 90 dias de gestão da atual diretoria.

Matérias relacionadas
Gestão

Diretoria debate projeto de transformação de cargos vagos em oficiais de justiça

A diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Goiás (SINDOJUS-GO) discutiu, durante a reunião mensal, a solicitação de transformação dos…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal