Notícias

Fenassojaf participa de audiência pública sobre direito de greve no serviço público

1 Mins read

Audiência foi realizada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado

O assessor jurídico da Fenassojaf, advogado Rudi Cassel, participou, nesta segunda-feira (1º), de audiência pública sobre o Direito de Greve no Serviço Público realizada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Convocada pelo Senador Paulo Paim, o advogado foi um dos painelistas da mesa de debates e apresentou algumas considerações para melhoria do PLS 287/2013 que, embora represente um avanço se comparado a outras propostas que tramitam nas duas casas do Congresso Nacional, ainda pode ser melhorado para regulamentar adequadamente a negociação coletiva, a greve e o exercício do mandato sindical.

Entre alguns pontos abordados pelo assessor da Federação, que serão encaminhados ao Senador Paulo Paim (relator do PLS 287/2013), está a retirada do artigo 15 do projeto, pois permite que o titular do Poder adite o acordo resultante da negociação coletiva, providência que esvaziaria a regulamentação da Convenção 151 da OIT, comprometendo o êxito, a confiança e o caráter bilateral do processo negocial.

“Outros aspectos devem ser reapreciados, como a redação (artigo 18) que induz a interpretação de que categorias armadas não poderiam realizar greve (a exemplo dos policiais), enquanto a Constituição não o faz. E a instituição de um observatório das relações de trabalho no serviço público, aparentemente extrapola o necessário para um regulamento que deveria ser minimalista, ou seja, estabelecer as garantias principais que permitam o exercício dos direitos envolvidos, sem engessar seus desdobramentos favoráveis”, finaliza.

Fonte: Fenassojaf

Matérias relacionadas
ALEGONotícias

Oficiais de justiça recebem homenagem na Assembleia Legislativa

Vinte e cinco oficiais e oficialas de Justiça de Goiás foram homenageados, nesta sexta-feira, 17, pela Assembleia Legislativa, em sessão solene realizada…
Notícias

A difícil tarefa de fazer valer a justiça

Aos 33 anos, Bianca Miranda Maggi já viu de tudo um pouco na sua atuação como oficiala de justiça. Atualmente na Comarca…
Notícias

TJGO convoca servidores para curso de formação sobre a CEM

Servidores de todo o Estado serão capacitados para utilização da Central Eletrônica de Mandados (CEM). Nos dias 9 e 10 de março,…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal