CoronavírusDia do Oficial de JustiçaEspecial

LINHA DE FRENTE DO JUDICIÁRIO: Oficiais de Justiça em tempos de COVID-19

3 Mins read

Homenagem ao DIA DO OFICIAL DE JUSTIÇA (25/03/21)

A vida está semiparalisada! As pessoas estão reclusas, às escondidas do vírus que circula!

A pessoa humana é por essência livre, sociável, sujeito de direitos e se organiza em sociedade. Nestes tempos de coronavírus, a liberdade, a sociabilidade do ser humano e o exercício de direitos estão comprometidos.

Os tempos estão difíceis e o coeso e sinérgico funcionamento da sociedade têm exigido a cooperação, a empatia e o respeito entre as pessoas.

A saúde e a vida de muitas pessoas são resguardadas por profissionais como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, motoristas de ambulâncias, trabalhadores administrativos e de limpeza dos hospitais.

Do lado de fora dos hospitais, estão diversas outras pessoas que em suas funções públicas ou privadas se prestam a servir outras pessoas, garantindo direitos mínimos como segurança, educação, alimentação e transporte, dentre outros e, aqui, nominam-se os policiais, os bombeiros, professores e diversos outros servidores públicos, taxistas/ubers, motoristas de ônibus, funcionários de supermercados, farmácias e diversas outras pessoas.

Nesse contexto desolador, direitos mínimos para a manutenção da dignidade da pessoa humana como saúde, alimentação, educação, segurança, transporte, dentre tantos outros, precisam ser assegurados.

Para garantir a Justiça e o exercício de direitos às pessoas, o Poder Judiciário do Estado de Goiás, em meio à sociedade, tem na linha de frente as Oficialas e os Oficiais de Justiça!

Nós não seremos os mesmos após essa pandemia! Nós, Oficialas e Oficiais de Justiça, não seremos os mesmos após essa pandemia!

Por dever de ofício, convivemos com os problemas concretos da experiência judiciária, com os fatos da vida real das pessoas e nós temos demonstrado ser o elo maior entre a sociedade e o Poder Judiciário.

As atividades laborais presenciais e não tecnológicas são vitais para a sociedade, não há máquina que substitua a necessidade de um ser humano ser atendido e ouvido por outro ser humano!

Em que pese o incremento das inovações tecnológicas, modificando relações de trabalho e o exercício de funções laborais, a pandemia do coronavírus demonstrou que o ser humano é imprescindível e insubstituível!

Não raro, quando estamos às ruas no cumprimento de nossas funções e uma pessoa percebe que somos Servidores da Justiça ela nos indaga sobre seu processo, seus direitos ou sobre o funcionamento dos fóruns e, por cooperação e solidariedade, nós a escutamos e procuramos sempre dar o encaminhamento necessário dentro de nossas atribuições.

Nós, Oficiais e Oficiais de Justiça, quando estamos às ruas temos nos tornados mais empáticos, solidários e compreensivos, pois no cumprimento de nossas funções nos deparamos com pessoas e famílias que choram a perda de saúde ou de vida de um ente familiar querido e não há como cumprir um mandado judicial sem antes ter uma escuta ativa e sincera ou até confortar uma pessoa em razão de uma perda recente.

O Oficial de Justiça incorporou novos hábitos de trabalho: o USO DA MÁSCARA e a manutenção de distanciamento pessoal seguro para evitar o contágio; atitude que demonstra ao cidadão e à sociedade o respeito, a empatia e a valorização da vida.

Sem dúvida, esse é um dos maiores contratempos que temos encontrado no cumprimento de nossas funções – o não uso regular de máscara pelo cidadão.

Entretanto, apesar deste lamentável revés, nosso dever legal é auxiliar no cumprimento efetivo da Justiça para que nenhum direito tardio chegue até o cidadão.

Enquanto garantidores e realizadores de direitos das pessoas, nós, Oficialas e Oficiais de Justiça, continuaremos exercendo nossa atividade, eminentemente humana e presencial, na linha de frente do Poder Judiciário para garantir a Justiça e os direitos das pessoas que se socorrem aos Tribunais!

Em mais um ano atípico, o Dia Nacional do Oficial de Justiça adquire um relevo peculiar que converge para o ser humano, sua vivência e sua convivência em sociedade.

A todas as Oficialas e Oficiais de Justiça nosso fraterno abraço pelo Dia 25 de março e o desejo de saúde, respeito, empatia, solidariedade e cooperação entre todas as pessoas para que possamos sair o quanto antes desta crise de saúde.

CAROLINA ROSA SANTOS
Oficiala de Justiça Avaliadora | Mestra em Direito e Políticas Públicas – UFG | Secretária Geral e Diretora do Núcleo de Assuntos Sindicais do SINDOJUS-GO – Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás/GO
Matérias relacionadas
Dia do Oficial de Justiça

Oficialato de Justiça: tradição e modernidade na prestação jurisdicional

O dia 25 de março, Dia do Oficialato de Justiça, é uma data de celebração, mas também de luta pelo reconhecimento destes…
Dia do Oficial de Justiça

Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia oficiais de justiça em Brasília

Uma sessão solene na Câmara do Deputados, em Brasília, irá homenagear oficiais e oficialas de justiça por ocasião do Dia Nacional do…
ConfraternizaçãoEspecialEventos

Confraternização de fim de ano SINDOJUS-GO 2022/2023

Depois dos últimos anos sem poder reunir e festejar, o Oficialato de Justiça Goiano, juntamente com a diretoria do SINDOJUS-GO/AOJUSGO, contemplaram de…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal