TecnologiaTJGO

GO: Juízo 100% Digital é ampliado para novas Varas e Juizados Especiais

2 Mins read

Reprodução: TJGO

Redes sociais, e-mail, aplicativos de conversa, teletrabalho – na atualidade, a tecnologia é onipresente no convívio interpessoal e no âmbito do Poder Judiciário. Ao compreender o caráter irreversível e as vantagens trazidas por esses avanços e em sintonia com a orientação contidas nas Resoluções 345/2020 e 378/2021, do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) amplia o projeto Juízo 100% Digital para abranger todos os Juizados Especiais Cíveis e de Fazenda Pública e Varas Cíveis e de Fazenda Pública. Com a iniciativa, partes podem optar pela realização de todos os atos processuais pelo meio virtual. 

Iniciado em novembro do ano passado, o Juízo 100% Digital começou com o formato piloto em 14 unidades judiciárias da comarca de Goiânia. Nesse período, os resultados foram acompanhados de perto para que, agora, o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos Alberto França, decidisse pela ampliação, conforme consta do Decreto Judiciário Nº 837/2021. Além de propiciar a concretização da garantia do acesso à justiça e celeridade processual, a medida também vai na direção das ações que visam ao distanciamento social, em decorrência da pandemia de Covid-19, conforme acredita o presidente.

A adesão ao projeto 100% digital é facultativa às partes de cada ação. A Diretoria de Informática do TJGO vai desenvolver, no prazo de 15 dias, uma ferramenta para que a escolha possa ser feita no momento da distribuição das ações e para que todos os processos que tramitam nessa modalidade sejam facilmente identificados no sistema. Após a contestação e até a prolação de sentença, as partes podem retratar-se, por uma única vez, da escolha pelo ambiente digital.

Ainda conforme o decreto, o autor e seu advogado devem, no momento do ajuizamento da ação, informar o endereço eletrônico e um número de celular para citação, a notificação e a intimação. Conforme o decreto, caso os juízes verifiquem que a natureza e complexidade da causa dificulte a realização de atos virtuais, é possível determinar, em decisão fundamentada, a realização do ato de forma presencial.

Audiências

Processos que tramitarem pelo Juízo 100% Digital terão audiências e sessões realizadas, exclusivamente, por videoconferência. Segundo o texto que disciplina o projeto, as oitivas realizadas no ambiente virtual têm valor jurídico equivalente às presenciais, assegurando-se a publicidade dos atos praticados e todas as prerrogativas processuais de advogados e partes. (Texto: Lilian Cury/ Centro de Comunicação Social do TJGO)

Reprodução: TJGO

Matérias relacionadas
PlantãoTJGO

SINDOJUS-GO participa de reunião para sanar dúvidas sobre sistemática de plantão

Você precisa iniciar uma sessão de usuário para visualizar esta página. Por favor, Faça login. Você ainda não possui uma conta de…
ComunicaçãoTJGO

Equidade entre homens e mulheres: TJGO passa a adotar linguagem inclusiva de gênero em textos e comunicados

Reprodução na íntegra: TJGO O Brasil possui mais de 213 milhões de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística…
de outros sitesTJGOVacinação

Centro de Saúde do TJGO inicia campanha de vacinação contra H1N1 nesta quarta-feira (19) em Goiânia

Reprodução: TJGO O Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) dará início, nesta quarta-feira (19), à campanha…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal