Homenagem

Oficiais de justiça são homenageados em sessão solene na Alego

2 Mins read

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco, na última sexta-feira, 5, de uma noite de reconhecimento aos profissionais que atuam na Justiça goiana. Cerca de 50 oficiais de justiça avaliadores estaduais e federais, serventuários do Judiciário e membros do Ministério Público de Goiás foram homenageados em sessão solene proposta pelo deputado estadual Karlos Cabral, oficial de justiça licenciado.

Entre os agraciados, o presidente do SINDOJUS-GO, Moizés Bento dos Reis que recebeu, junto com outros quatro homenageados, a Medalha Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pelo Legislativo estadual. Outros homenageados foram reconhecidos com o Certificado de Mérito Legislativo.

Ao abrir a solenidade, o deputado Karlos Cabral destacou que os oficiais de justiça representam “a concretização da Justiça no dia a dia”, já que são eles que levam as decisões judiciais até a sociedade. Para ele, os bons índices de produtividade do Judiciário e a eficiência na entrega das decisões são resultado do empenho de todos os servidores, mas com protagonismo dos oficiais de justiça. “Foi uma noite de celebração e homenagens, um momento de reconhecimento para aqueles que verdadeiramente o merecem”, resumiu.

O presidente do SINDOJUS-GO reforçou a importância simbólica do evento. Segundo ele, a solenidade traduz o reconhecimento formal da dedicação dos oficiais e do papel que desempenham na pacificação social. Moizés fez questão de estender a homenagem não apenas aos presentes, mas também aos que já contribuíram para a categoria no passado. “É uma homenagem que nos enche de orgulho e gratidão”, destacou.

A sensação de orgulho foi compartilhada pelos oficiais homenageados. Henrique Jorge Dias lembrou que a atividade do oficial de justiça ainda é pouco compreendida pela sociedade, muitas vezes reduzida a estereótipos. “Nosso trabalho vai muito além da cobrança. Atuamos em situações de violência doméstica, levando medidas protetivas às vítimas, e também em casos que envolvem crianças e idosos. Esse reconhecimento é uma forma de valorizar todo esse empenho em benefício da população”, comentou.

A oficiala de justiça Janaíne de Oliveira Santos Rocha, secretária-geral e diretora do Núcleo de Assuntos Sindicais do SINDOJUS-GO, também ressaltou o caráter coletivo da solenidade. Para ela, a homenagem fortalece a categoria como um todo. “É um reconhecimento significativo, que valoriza cada profissional e nos dá ânimo para seguir em frente”, afirmou.

Diretor do Núcleo Político e Comunicações do sindicato, Ricardo Estáquio Gonçalves Pires, destacou que a deferência do Legislativo fortalece a categoria diante da sociedade. “Recebemos com grande satisfação essa homenagem e seguiremos trabalhando para que nossa atividade seja cada vez mais valorizada”, completou.

Já a conselheira fiscal do SINDOJUS-GO, Carla Esperança, enfatizou a importância do reconhecimento especialmente para colegas próximos da aposentadoria, que encerram a carreira com a certeza de que sua trajetória foi valorizada. “Para nós, oficiais de justiça, esta homenagem representa o engrandecimento da nossa categoria profissional”, afirmou.

A solenidade contou com a presença de autoridades do Judiciário e do sindicalismo. Compuseram a mesa diretiva, além do deputado Karlos Cabral e do presidente do SINDOJUS-GO, Moizés Bento dos Reis, o juiz auxiliar da presidência do TJ-GO, Gustavo Assis Garcia; o desembargador Donizete Martins de Oliveira; o presidente do Sindsemp, Adeilson Domingos Cavalcante; o presidente da Assojaf-GO, Fúlvio Barros; o presidente do Sinjufego, Leopoldo Donizete de Lima; e a conselheira fiscal do SINDOJUS-GO, Carla Esperança.

Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal