Notícias

SINDOJUS-GO e TRE negociam parceria para cumprimento de mandados eleitorais

2 Mins read

Justiça Avaliadores de Goiás (Sindojusgo) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estiveram reunidos na tarde de ontem (20.02) para viabilizar parceria que melhore a prestação jurisdicional e qualificação dos mandados da justiça eleitoral. O diretor geral do TRE, Rodrigo Leandro e a Secretária Judiciária do TRE, Flávia Dayrell participaram da reunião juntamente com o presidente, vice-presidente e diretor jurídico do Sindojusgo, Moizés Bento, Eleandro Almeida, José Moizaniel e a oficial de Justiça, Carla Barros. Atualmente os Tribunais Reginais Eleitorais não possuem quadro próprio de oficiais de justiça para cumprir mandados eleitorais. O juiz eleitoral é responsável por nomear um oficial Ad Hoc para realizar o trabalho na região em que é lotado. Para essa nomeação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que seja um oficial de justiça de carreira. Esses profissionais já possuem qualificação e responsabilidade civil, penal e administrativa”, explica o diretor Jurídico, José Moizaniel. O Sindojusgo possui mais de 500 oficiais de justiça lotados nas 127 comarcas de Goiás e que atendem às exigências do TSE. “São profissionais concursados, detentores de fé pública, experientes e com conhecimento jurídico fatores que qualificam a prestação jurídica eleitoral em todo Estado”, ressalta o presidente do Sindojusgo, Moizés Bento. Para os representantes do TRE a proposta é muito interessante e a experiência dos oficiais de justiça traz segurança jurídica no cumprimento dos mandados. Parceria A intenção do Sindojusgo é firmar parceria que proporcione mais uma fonte de receita para os filiados, principalmente para os oficiais de justiça que são lotados no interior. O TRE utiliza essa parceria na comarca de Goiânia. Cinco oficiais de justiça já cumprem os mandados eleitorais na capital. Durante a reunião o grupo também discutiu a necessidade de expandir o quadro de oficiais que atuam em Goiânia. “A parceria funciona bem e está em fase de ampliação em Goiânia. Nessa segunda fase, vamos expandir para o interior. Estamos negociando uma remuneração justa para os colegas”, completa Moizés. Com a parceria firmada em todo o Estado, os oficiais de justiça terão prioridade no cumprimento mandados pelo TRE. “O juiz eleitoral faz um convite para o oficial de justiça e ele aceita ou não as condições que forem expostas”, finaliza o vice-presidente do Sindojusgo, Eleandro Almeida.

Matérias relacionadas
ALEGONotícias

Oficiais de justiça recebem homenagem na Assembleia Legislativa

Vinte e cinco oficiais e oficialas de Justiça de Goiás foram homenageados, nesta sexta-feira, 17, pela Assembleia Legislativa, em sessão solene realizada…
Notícias

A difícil tarefa de fazer valer a justiça

Aos 33 anos, Bianca Miranda Maggi já viu de tudo um pouco na sua atuação como oficiala de justiça. Atualmente na Comarca…
Notícias

TJGO convoca servidores para curso de formação sobre a CEM

Servidores de todo o Estado serão capacitados para utilização da Central Eletrônica de Mandados (CEM). Nos dias 9 e 10 de março,…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal