Vinte e cinco oficiais e oficialas de Justiça de Goiás foram homenageados, nesta sexta-feira, 17, pela Assembleia Legislativa, em sessão solene realizada às 9 horas, no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela. A homenagem foi proposta pelo deputado Karlos Cabral, que é oficial de justiça. O Dia Nacional do Oficial de Justiça é comemorado em 25 de março.
Prestigiaram a solenidade o diretor do Foro da Comarca de Goiânia, juiz Ricardo Nicoli; o juiz da Primeira Vara da Fazenda Pública Estadual, Clauber Costa Abreu; o diretor Financeiro do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Irismar Dantas Souza; o vice-presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (SindJustiça), Bruno Faustino de Jesus, e o presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Estado de Goiás, Adrian Magno de Oliveira, entre outros.
Propositor da homenagem, o deputado Karlos Cabral destacou a importância da função do oficial de Justiça, que é a de execução das decisões judiciais. “Eles são responsáveis por garantir o cumprimento das leis e da Justiça para todos os cidadãos”, destacou, ainda lembrando os desafios que, diariamente, este servidor enfrenta. “Eles precisam lidar com situações de conflito e risco, colocando suas vidas em perigo para garantir a segurança e a integridade física de todos os envolvidos”, discursou.
Karlos Cabral ainda reforçou a necessidade de valorização do oficialato de Justiça goiano e de alcançar conquistas importantes para essa categoria profissional, como a garantia de benefícios fiscais. Finalizou parabenizando todos os oficiais e oficialas de Justiça de Goiás. “Gostaria de parabenizar a todos os homenageados e homenageadas. O trabalho de vocês é fundamental para o bom funcionamento do Poder Judiciário em nosso Estado”, frisou.
O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (SINDOJUS-GO), Eleandro Alves Almeida lembrou que o oficialato de Justiça que estabelece a ponte entre o Judiciário e os jurisdicionados. “O oficial de Justiça é o elo indissolúvel na relação da justiça com o cidadão, quem executa com inteligência processual as diligências e decisões judiciais, permitindo que a Justiça na rua, de fato, seja feita”, discursou.
Eleandro ressaltou que ainda existe muito desconhecimento em relação a atuação do oficial e oficialas de Justiça, “o que aumenta o desafio de cada oficial e oficiala de Justiça, que precisam empreender um grande esforço para que a sociedade e os jurisdicionados percebam que são atores do juízo executório e que atuam do ato de citação judicial à mediação e pacificação de conflitos”.
Em seu discurso, o presidente do SINDOJUS-GO também falou sobre as transformações que a atuação deste servidor vem passando e a necessidade de incorporação de novas tecnologias ao processo judicial eletrônico, o que deve ocorrer sem desrespeitar os princípios constitucionais e as normas processuais. Cobrou valorização do oficialato de Justiça por parte do Poder Judiciário.
“O que aumenta o desafio de cada oficial e oficiala de Justiça, que precisa empreender um grande esforço para que a sociedade e os jurisdicionados percebam que são atores do juízo executório e que atuam do ato de citação judicial à mediação e pacificação de conflitos”
Eleandro Alves Almeida
A oficiala de Justiça Maria das Graças Cunha falou em nome de todos os homenageados. Ela fez um histórico da existência e participação da figura do oficial de justiça ao longo da história e destacou a importância do profissional para a execução da Justiça. Ela agradeceu a homenagem em nome dos 25 homenageados.
“É um privilégio poder estar aqui representando os oficiais de Justiça, sendo homenageados pelo deputado Karlos Cabral, que também é uma pessoa que representa nossa categoria na Assembleia e muito grata pela sincera homenagem”, Maria das Graças da Cunha, oficiala de Justiça da Comarca de Goiânia.
“Os oficiais de Justiça são aqueles que fazem a ligação do Poder Judiciário, da Justiça com o cidadão. Então, para nós, é um dia muito importante. Eles que dão concretude às nossas decisões, eles que colocam no mundo real aquilo que decidido pela Justiça. Nós estamos aqui hoje prestigiando uma categoria que é de grande importância para o Poder Judiciário”, juiz Ricardo Nicoli, diretor do Foro da Comarca de Goiânia.
“Nada mais justo do que essa Casa se reunir aqui, neste dia, e fazer essa homenagem merecida a quem faz a Justiça acontecer no nosso Estado”
Deputado estadual Karlos Cabral
“Não tenho dúvida de que é uma homenagem legítima e justa. Essa sessão solene retrata o reconhecimento que é justo, que é legítimo da atividade do oficial de Justiça, que é essencial para a concretização da Justiça”, Clauber Costa Abreu, juiz de Direito da Primeira Vara da Fazenda Pública Estadual.
“O oficial de Justiça exerce, na sociedade um papel muito relevante. Ele é a própria cara do Poder Judiciário na rua. A primeira impressão do Poder Judiciário se dá pela sua atuação. Deixo aqui meus parabéns a todos que estão exercendo seu papel com brilhantismo e que sejamos cada vez mais respeitados na sociedade”, Adrian Magno de Oliveira Campos, presidente da Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais do Estado de Goiás.
“É uma profissão milenar, digna. Um trabalho muito valoroso. O oficial de Justiça é o correspondente entre a Justiça e a população. É uma profissão árdua. E dia, noite, sol, chuva para cumprir as ordens do juiz”, Irismar Dantas de Souza, diretor Financeiro do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
“Não basta ter só o juiz, há que se ter os colegas do cartório para expedir aquele documento e, consequentemente, o colega que sai à rua para cumprir aquela determinação judicial. Daí a importância de se ter esse lado a lado com os oficiais de justiça”, Bruno Faustino de Jesus, vice-presidente para Apoio Direto aos Filiados do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás – SindJustiça.