Notícias

SINDOJUS-GO e AOJUS-GO pedem impugnação de nomeação de oficial de justiça ad hoc em Jataí

1 Mins read

O Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (SINDOJUS-GO) e a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de Goiás (AOJUS-GO) entraram com pedido de impugnação, junto à Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás, da Portaria nº 1/2023-GAB, de 18 de setembro, que nomeia como Oficial de Justiça ad hoc, um funcionário público municipal de Jataí. A nomeação foi feita pelo Excelentíssimo juiz titular da Vara de Fazendas Públicas, Registros Públicos, Ambiental e Infância e Juventude Cível e Infracional de Jataí, Thiago Soares Casteliano Lucena de Castro.

No pedido de impugnação, o Sindicato e a Associação referem que já existe entendimento consolidado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto à nomeação de oficial de justiça ad hoc, que só deve ser feita quando verificada a ausência ou insuficiência de servidores de carreira na comarca. O pedido não é de impugnação da possiblidade de nomear servidores para o exercício de função ad hoc, o que pode ocorrer desde que observados os requisitos legais, mas sim de uma nomeação realizada sem atendimento aos requisitos legais.

Entre as ilegalidades da nomeação estão a falta de delimitação de prazo para a ocupação do cargo e a não comprovação de escolaridade necessária para o desempenho da função de oficial de justiça. O servidor público municipal nomeado é ocupante de cargo de nível médio e a lei existe que a função de oficial de justiça seja exercida por bacharéis em Direito.

Por fim, o SINDOJUS-GO e a AOJUS-GO requerem a revogação integral da Portaria nº 001/2023, expedida pelo referido juiz.

Matérias relacionadas
Notícias

TJGO conquista Selo Diamante do Prêmio CNJ de Qualidade

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade,…
Notícias

Lançada frente parlamentar mista em defesa dos oficiais de justiça

Através do intenso trabalho desempenhado desde o final de 2022 pela Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR, foi instalada, oficialmente, a Frente Parlamentar Mista…
Notícias

Oficiala de justiça é entrevistada em websérie do TJGO que coloca pessoas negras em evidência

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e o Comitê de Igualdade Racional…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal