O oficial de justiça Emerson Machado Xavier teve sua dissertação de mestrado premiada, no dia 16 de novembro, durante o XIII Seminário de Administração, Economia e Tecnologia realizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília (DF). Sua dissertação obteve o segundo lugar dentre as apresentadas no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública.
A pesquisa, intitulada O oficial de justiça como ator na política judiciária de solução consensual de conflitos – Um estudo por meio da pesquisa-ação participativa, abordou temas de capacidade estatal do Poder Judiciário, o oficial de justiça como burocrata de nível de rua no referido poder e sua atuação na qualidade de importante ator na pacificação de conflitos.
Outro destaque foi a parte empírica do estudo, cuja metodologia adotada por Emerson foi a Pesquisa-Ação Participativa, autorizada pela Corregedoria Geral da Justiça, que contou com a participação de 19 oficiais de justiça lotados no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
O trabalho foi orientando pelo prof. Dr. Alexandre Gomide e coorientado pelo prof. Dr. Ricardo Silveira. Na foto, Emerson está acompanhado dos professores do mestrado, Dr. Milton Mendonça (à esquerda) e Dr. Felipe Cruz (à direita).