Palavra da FESOJUSVacinação

Federação realiza encontro com Deputado Federal na defesa do Oficialato Nacional

2 Mins read

A FESOJUS-BR, representado pelos seus dirigentes realizaram um encontro com o Deputado Federal, João Campos de Araújo para tratar sobre assuntos importantes ao Oficialato Nacional como da Reforma do Código de Processo Penal e reconhecimento da profissão como atividade de risco entre outros assuntos também relativos a esta questão. O encontro virtual aconteceu no dia 03/05/2021.

Participaram do encontro o Presidente do SINDOJUS-GO, Moizés Bento dos Reis, na ocasião representando a FESOJUS-BR como Segundo Diretor de Assuntos Legislativos; João Batista Fernandes, Presidente; Eduardo Cerveira Quintas, Diretor de Assuntos Jurídicos; Carlos Henrique Bezerra Sales, presidente do SINDOJUS-PI.

Seguindo os trabalhos pela FESOJUS-BR em defesa do Oficialato Nacional, foram tratados os temas inerentes ao Oficialato sobre que poderia ser inserido no CPP. A matéria foi discutida com relator, o Deputado Federal João Campos, que entende todas as ponderações e solicitou a formalização das sugestões para serem inseridas no Código.  “O colega Moizés, a quem eu faço um agradecimento especial pelo compromisso e agendamento dessa audiência com Deputado Federal João Campos; e a todos os presentes representando a Federação.” João Batista Fernandes, Presidente da FESOJUS-BR.

O trabalho dos Oficiais de Justiça deve ser reconhecido como uma atividade de risco. Um exemplo é quando o Oficial de Justiça, sem porte de arma, realiza a condução coercitiva de testemunha em carro próprio, sem saber quem é essa pessoa ou perigo que está correndo. Outra questão é que ainda não existe nas leis a possibilidade dos Oficiais de Justiça requererem a força pública e serem prontamente atendidos, sem necessariamente ter que devolver o mandado ao juiz previamente.

Na oportunidade, a Federação solicitou também o apoio do Deputado João Campos quanto a tramitação do PL 1011/20 que trata sobre a vacinação dos Oficiais de Justiça que estão, nas ruas, em meio à pandemia do Coronavírus (COVID-19), levando justiça a quem precisa.

Durante o encontro o Deputado ouviu atentamente a Federação e se colocou inteiramente favorável ao apoio aos Oficiais de Justiça. O procedimento será enviado à assessoria do Deputado, com a urgência solicitada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na entrega do relatório para a aprovação do CPP. A FESOJUS entende que uma das formas de lutar para a valorização da categoria é por meio do Código de Processo Penal. Em breve, o Oficialato terá a inclusão de atribuições e atividades de respeito, dignidade e condição de trabalho tão necessárias.

Matérias relacionadas
ASSEMBLEIAEventosNotíciasPalavra da FESOJUS

AGE e AGO: Diretoria da FESOJUS se encontra em Brasília

A diretoria da FESOJUS-BR reuniu-se Assembleia Geral Ordinária/Extraordinária para tratar sobre temas pertinentes ao Oficialato de Justiça Brasileiro e assuntos internos da…
Palavra da FESOJUS

OAB Nacional reforça mutirão contrário ao PL da Desjudicialização

A FESOJUS-BR, representada pelo diretor Luiz Arthur, acompanhado pelo dr. Marcelo Alexandre Andrade de Almeida, esteve na ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL…
Brasíliade outros sitesPalavra da FESOJUS

Em Brasília Deputada Alê Silva reforça apoio ao Oficialato de Justiça Nacional

A FESOJUS-BR, representada pelo presidente em exercício Eleandro Alves Almeida e o Diretor Luiz Arthur, esteve com a Deputada Federal Alê Silva,…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal