Palavra da FESOJUSVacinação

Federação realiza encontro com Deputado Federal na defesa do Oficialato Nacional

2 Mins read

A FESOJUS-BR, representado pelos seus dirigentes realizaram um encontro com o Deputado Federal, João Campos de Araújo para tratar sobre assuntos importantes ao Oficialato Nacional como da Reforma do Código de Processo Penal e reconhecimento da profissão como atividade de risco entre outros assuntos também relativos a esta questão. O encontro virtual aconteceu no dia 03/05/2021.

Participaram do encontro o Presidente do SINDOJUS-GO, Moizés Bento dos Reis, na ocasião representando a FESOJUS-BR como Segundo Diretor de Assuntos Legislativos; João Batista Fernandes, Presidente; Eduardo Cerveira Quintas, Diretor de Assuntos Jurídicos; Carlos Henrique Bezerra Sales, presidente do SINDOJUS-PI.

Seguindo os trabalhos pela FESOJUS-BR em defesa do Oficialato Nacional, foram tratados os temas inerentes ao Oficialato sobre que poderia ser inserido no CPP. A matéria foi discutida com relator, o Deputado Federal João Campos, que entende todas as ponderações e solicitou a formalização das sugestões para serem inseridas no Código.  “O colega Moizés, a quem eu faço um agradecimento especial pelo compromisso e agendamento dessa audiência com Deputado Federal João Campos; e a todos os presentes representando a Federação.” João Batista Fernandes, Presidente da FESOJUS-BR.

O trabalho dos Oficiais de Justiça deve ser reconhecido como uma atividade de risco. Um exemplo é quando o Oficial de Justiça, sem porte de arma, realiza a condução coercitiva de testemunha em carro próprio, sem saber quem é essa pessoa ou perigo que está correndo. Outra questão é que ainda não existe nas leis a possibilidade dos Oficiais de Justiça requererem a força pública e serem prontamente atendidos, sem necessariamente ter que devolver o mandado ao juiz previamente.

Na oportunidade, a Federação solicitou também o apoio do Deputado João Campos quanto a tramitação do PL 1011/20 que trata sobre a vacinação dos Oficiais de Justiça que estão, nas ruas, em meio à pandemia do Coronavírus (COVID-19), levando justiça a quem precisa.

Durante o encontro o Deputado ouviu atentamente a Federação e se colocou inteiramente favorável ao apoio aos Oficiais de Justiça. O procedimento será enviado à assessoria do Deputado, com a urgência solicitada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na entrega do relatório para a aprovação do CPP. A FESOJUS entende que uma das formas de lutar para a valorização da categoria é por meio do Código de Processo Penal. Em breve, o Oficialato terá a inclusão de atribuições e atividades de respeito, dignidade e condição de trabalho tão necessárias.

Matérias relacionadas
Palavra da FESOJUS

FESOJUS-BR conclama a todos para luta por melhores condições de trabalho: CHEGA DE ESPERAR!

Palavra da FESOJUS-BR Sobrecarga de trabalho, pressão por parte de magistrados, ameaça de processos administrativo, entre outras situações limites. O cotidiano de…
Palavra da FESOJUSPorte de arma

Na luta pelo Porte de Arma, FESOJUS-BR se reúne com o ministro da Justiça

Palavra da FESOJUS-BR Em Brasília, seguindo na luta pelo Porte de Arma, a FESOJUS-BR, representada por seu diretor Luiz Arthur de Souza,…
de outros sitesPalavra da FESOJUS

FESOJUS-BR atua pela manutenção da Execução Civil no Poder Judiciário

O SINDOJUS-GO, representado pelo seu Vice-presidente e Diretor Jurídico Eleandro Alves Almeida, que na ocasião, participou como Vice-presidente da FESOJUS-BR, acompanhou de…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal