Os 41 deputados estaduais eleitos no pleito de outubro de 2022 tomaram posse nesta quarta-feira, 1. Os parlamentares compõem a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás, no período de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027. Após a cerimônia de posse, foi realizada sessão solene para eleição da mesa diretora, que comandará a casa no biênio 2023-2025. O deputado Bruno Peixoto (UB) foi eleito por unanimidade.
O presidente do SINDOJUS-GO, Eleandro Alves Almeida, representou o sindicato na posse e falou sobre o trabalho do deputado estadual Karlos Cabral, oficial de justiça de carreira. “Com muita honra e satisfação, prestigiamos a posse do deputado estadual Karlos Cabral, oficial de justiça de carreira, uma pessoa qualificada, um funcionário público exemplar. Com certeza não só os servidores públicos do Poder Judiciário estadual, mas a população em geral e toda sociedade goiana ganharão muito com o trabalho que o nobre deputado já realizou e continuará realizando por todos nós”, salientou.
O desembargador Carlos França, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), prestigiou a solenidade. “Em nome do Poder Judiciário, quero desejar ao presidente Bruno, como a toda mesa empossada e também aos deputados e deputados da Alego, um período legislativo de muitas realizações em prol da população do nosso Estado”, disse.
O novo presidente da Alego, Bruno Peixoto, reforçou a importância da sintonia com os demais Poderes. “Tenho certeza que, juntos com os tribunais e de mãos dadas com o Executivo, vamos produzir muitos frutos”, arrematou.
O governador Ronaldo Caiado parabenizou a nova presidência. “Com essa eleição histórica, Bruno implanta um novo marco na Casa: o diálogo. Estive consultando antigos assessores e eles me disseram que nunca na história da Assembleia houve unanimidade neste tipo de eleição”, comentou.
Também fazem parte da mesa diretora eleita: Charles Bento (MDB), como primeiro vice-presidente; Clécio Alves (Republicanos), como segundo vice-presidente; e Antônio Gomide (PT), como terceiro vice-presidente. Cairo Salim (PSD) e Lucas do Vale (MDB) estreiam os cargos de vice-presidente corregedor e segundo vice-presidente corregedor, respectivamente. Já a primeira, segunda, terceira e quarta secretaria ficam, respectivamente, com os deputados Virmondes Cruvinel; Julio Pina (PRTB); Amauri Ribeiro (UB) e Gugu Nader (Agir).