EJUGEventosTJGO

Todos por todos no TJGO – Ciclo de Palestras sobre acessibilidade e inclusão

2 Mins read

O SINDOJUS-GO, representado pela Vice-Presidente e Diretora Jurídica, Carolina Rosa Santos e pelo Diretor de Núcleo Político e Comunicação, José Moizaniel Formiga Dias, prestigiaram a abertura do evento “TODOS POR TODOS NO TJGO – Ciclo de Palestras sobre acessibilidade e inclusão”. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do EJUG no dia 30/09/2022.

O ciclo de palestras, destinado aos magistradas, magistrados, servidoras, servidores e público em geral, foi realizado pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJGO e a EJUG. A abertura do evento contou com a Dra. Sirlei Martins da Costa, Juíza Auxiliar da Presidência; Dr. Clauber Costa Abreu, Juiz de Direito e Coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO e por Dra. Priscila Lopes da Silveira, Juíza de Direito e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO e colaborou com a apresentação do programa Com Viver. Entre os palestrantes, o encontro contou com os professores Emílio Carlos Figueira (psicólogo, psicanalista e teólogo) e Cláudio de Castro Panoeiro (secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

O Programa COM VIVER – Inclusão Voluntária na Justiça foi idealizado no final de 2015 pela Juíza de Direito Priscila Lopes da Silveira e pelo Juíza de Direito Thiago Inácio de Oliveira. O projeto objetiva incluir pessoas com deficiência múltipla e intelectual para o exercício de atividades profissionais voluntárias. Assim, propõe, de maneira inédita, a oportunidade de ingresso de pessoas com algum tipo de deficiência no âmbito do Poder Judiciário.

Quando eu faço um trabalho de inclusão, penso que estou ajudando a outra pessoa. Mas o que eu tenho sentido nesse período todo é que eu tenho sido mais ajudada do que quem eu pensei que iria ajudar. O Fórum é um ambiente marcado por litígio. As pessoas normalmente chegam com o humor já alterado e com questões difíceis. Depois do início dos trabalhos, vimos um ambiente no fórum muito melhor, muito mais humanizado, muito mais leve. Dra. Priscila Lopes da Silveira, Juiza de Direito e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO.

O grande diferencial do TJGO hoje é ter encontrado pessoas com disposição para pensar e buscar parceiros para tratarmos juntos dessa temática. E quando eu falo buscar parceiros, eu deixo aqui um convite para cada um. Traga para nós sugestões, diga o que você acha que o setor público ainda precisa fazer. Nós cuidamos de pequenas coisas, como rampas, um espaço mais adequado para as cadeiras, o piso baixo. Mas, quanta coisa ainda se tem para fazer, não só em termos arquitetônicos, mas em toda a amplitude que se pode pensar quando tratamos de inclusão? Dra. Sirlei Martins da Costa, Juíza Auxiliar da Presidência do TJGO

Matérias relacionadas
TJGO

Mudança no teto das RPVs inviabiliza acordo sobre diligências infrutíferas retroativas

O SINDOJUS-GO avalia que a Lei Estadual nº 23.848/2025, sancionada recentemente, inviabiliza o acordo que vinha sendo construído com o Tribunal de…
TJGO

SINDOJUS-GO discute Ofício Circular nº 366/2025 com a Corregedoria-Geral da Justiça

O presidente do SINDOJUS-GO, Moizés Bento Reis, reuniu-se no dia 25 de novembro de 2025 com o 2º Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral…
TJGO

SINDOJUS-GO se reúne com corregedor-geral do TJGO para tratar de demandas da categoria

O presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (SINDOJUS-GO), Moizés Bento dos Reis, esteve reunido, no dia…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal