O SINDOJUS-GO, representado pela Vice-Presidente e Diretora Jurídica, Carolina Rosa Santos e pelo Diretor de Núcleo Político e Comunicação, José Moizaniel Formiga Dias, prestigiaram a abertura do evento “TODOS POR TODOS NO TJGO – Ciclo de Palestras sobre acessibilidade e inclusão”. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do EJUG no dia 30/09/2022.
O ciclo de palestras, destinado aos magistradas, magistrados, servidoras, servidores e público em geral, foi realizado pela Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJGO e a EJUG. A abertura do evento contou com a Dra. Sirlei Martins da Costa, Juíza Auxiliar da Presidência; Dr. Clauber Costa Abreu, Juiz de Direito e Coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO e por Dra. Priscila Lopes da Silveira, Juíza de Direito e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO e colaborou com a apresentação do programa Com Viver. Entre os palestrantes, o encontro contou com os professores Emílio Carlos Figueira (psicólogo, psicanalista e teólogo) e Cláudio de Castro Panoeiro (secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
O Programa COM VIVER – Inclusão Voluntária na Justiça foi idealizado no final de 2015 pela Juíza de Direito Priscila Lopes da Silveira e pelo Juíza de Direito Thiago Inácio de Oliveira. O projeto objetiva incluir pessoas com deficiência múltipla e intelectual para o exercício de atividades profissionais voluntárias. Assim, propõe, de maneira inédita, a oportunidade de ingresso de pessoas com algum tipo de deficiência no âmbito do Poder Judiciário.
Quando eu faço um trabalho de inclusão, penso que estou ajudando a outra pessoa. Mas o que eu tenho sentido nesse período todo é que eu tenho sido mais ajudada do que quem eu pensei que iria ajudar. O Fórum é um ambiente marcado por litígio. As pessoas normalmente chegam com o humor já alterado e com questões difíceis. Depois do início dos trabalhos, vimos um ambiente no fórum muito melhor, muito mais humanizado, muito mais leve. Dra. Priscila Lopes da Silveira, Juiza de Direito e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJGO.
O grande diferencial do TJGO hoje é ter encontrado pessoas com disposição para pensar e buscar parceiros para tratarmos juntos dessa temática. E quando eu falo buscar parceiros, eu deixo aqui um convite para cada um. Traga para nós sugestões, diga o que você acha que o setor público ainda precisa fazer. Nós cuidamos de pequenas coisas, como rampas, um espaço mais adequado para as cadeiras, o piso baixo. Mas, quanta coisa ainda se tem para fazer, não só em termos arquitetônicos, mas em toda a amplitude que se pode pensar quando tratamos de inclusão? Dra. Sirlei Martins da Costa, Juíza Auxiliar da Presidência do TJGO



