O desembargador Carlos França tomou posse, nesta quarta-feira, 1, como presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) para seu segundo mandato (biênio 2023/2025). A solenidade reuniu autoridades dos Três Poderes e o Tribunal Pleno do Poder Judiciário goiano. Também tomaram posse os desembargadores Amaral Wilson, como vice-presidente, e Leandro Crispim, como corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás.

Ao discursar, o desembargador Carlos França ressaltou a importância da convivência harmônica com o Legislativo e o Executivo para defender a democracia. “Neste tempo da história, vivenciado em nosso País, de turbulências no campo da institucionalidade, de ofensivas à ordem constitucional, de injustificáveis agressões ao Estado Democrático de Direito, de violação à paz coletiva e desrespeito à autoridade constituída, revela-se imprescindível o alinhamento dos Poderes da República e seus representantes para que, com firmeza, harmonia e equilíbrio, possamos atuar em defesa da legalidade. Neste contexto, o Poder Judiciário sobreleva-se para ser o farol e o porto seguro da sociedade, a quem devemos garantir o cumprimento fiel da Carta Cidadã de 1988”, disse.

No dia 19 de janeiro, Carlos França já havia tomado posse como presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em solenidade realizada em Foz do Iguaçu.

Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Goiás (Sindojus-GO), Eleandro Alves, destacou a importância do trabalho realizado por Carlos França em seu primeiro mandato e desejou uma boa gestão ao presidente, vice-presidente e corregedor do TJGO. Segundo ele, a recondução do presidente Carlos França é uma conquista importante para a magistratura goiana, o que pode trazer bons reflexos para os servidores e para o oficialato de Justiça. “Já estamos trabalhando com ele para a melhoria das nossas condições de trabalho, melhor remuneração e acreditamos que nessa gestão bons frutos podem ser colhidos de todo o trabalho que realizamos na gestão anterior, podendo, assim, o oficialato de justiça ser beneficiado com projetos importantes”, afirmou.
Participaram do evento , entre outros, o governador e o vice-governador do Estado, Ronaldo Caiado e Daniel Vilela; os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Fernando Bandeira de Mello e Marcello Terto e Silva; o deputado estadual Talles Barreto, representando a Assembleia Legislativa; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Aylton Flávio Vechi; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Daniel Viana; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Saulo Mesquita; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Thiago Gregório; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim de Castro, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás, advogado Rafael Lara Martins.