A VI Semana de Enfrentamento das Causas de Violência Contra a Mulher é um evento promovido pelo Projeto Colmeia para o enfrentamento à violência doméstica contra as Mulheres e Acolhimento e capacitação das Mulheres e filhos.
O projeto Colmeia nasceu no final do ano de 2016 de um conjunto de pequenos parceiros que inclui a autora do projeto Dra. Layla Milena Oliveira Gomes conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Estado de Goiás (CONEM) e presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres da cidade de Jataí-GO (COMDIM), Presidente da Comissão da Mulher Advogada na Subseção de Jataí-GO (2015-2018); OAB de Jataí; da autora do Projeto Colmeia – Empoderamento Feminino, co-autora Dra. Simone Oliveira Gomes ex-vice-Prefeita de Jataí na gestão de 2016 a 2020; Dra. Sabrina Rampazzo, do Juizado Especial de Violência Doméstica, ; Universidade Federal de Jataí e o Instituto Federal de Jataí.
“Graças a Deus temos evoluído nesses 6 anos. Estamos na 6ª edição consecutiva. Não paramos o trabalho nem durante a pandemia. Em 2021 os encontros aconteceram de maneira online. Trouxemos o Guilherme Valadares com o projeto Papo de um Homem que visa engajar homens no projeto, pois não podemos somente falar para mulheres. Os homens devem estar cientes da importância em compreender o tema e se envolverem com respeito em pautas referentes a qualquer identidade de gênero.” Dra. Simone Oliveira Gomes ex-vice-Prefeita de Jataí na gestão de 2016 a 2020.
Projetos:
De acordo com a Dra. Simone, Jataí vem demonstrando uma união dos poderes públicos, da sociedade civil organizada e das instituições de educação:
Em 2022 foi desenvolvido o projeto “Liberte-se! Você não está sozinha”. O grito: “Jataí, acolha!” trabalha nas causas da violência doméstica, o racismo, misoginia, homofobia, os direitos das mulheres na cidade, mulheres com deficiência, direitos reprodutivos sexuais, coação das mulheres na violência patrimonial. Todo ano são realizadas palestras em escolas desde a educação infantil até o ensino superior. Há muitos outros projetos parceiros como a inclusão social das mulheres para a capacitação desde o seu letramento à inclusão digital e preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo; um do Ministério Púbico do Trabalho chamado “Mais Um Sem Dor”, parceiro em 2021; o desdobramento do projeto Colmeia denominado “Colmeia da Geladeira Solidária”; e o “Projeto das Agricultoras Urbanas” que leva a técnica de cultura de hortas para a casa das mulheres mais vulneráveis na cidade.
Parceiros: O Projeto Zé Colmeia hoje engloba cerca de 26 parceiros que vão desde: Sebrae, Senai, Sesc, Associação Comercial, o Juizado Especial de Violência Doméstica e várias Empresas, Ampego, Faculades como Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Jataí, Instituto Federal de Jataí, SESI UTI, UNA, a Prefeitura Municipal de Jataí.
Para participar acesse:
Transmissão ao vivo:
TV Sudoeste – Canal 11 – youtube