O SINDOJUS-GO, orientado por suas diretrizes e valores, dedica-se a conhecer e apresentar em suas mídias sobre as cores dos meses e pautas sensíveis defendidas por diversos grupos de conscientização relacionadas às atitudes como cuidados com a saúde, respeitabilidade humana entre diversos temas. No mês de setembro, em cada semana serão divulgadas informações sobre as campanhas Vermelho, amarelo, verde, azul e lilás. Faça parte!

Vermelho – Combata à doenças cardiovasculares

A campanha “Setembro Vermelho” pede a conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares. No Brasil e no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, as morbidades do coração e circulação estão entre as principais causas de morte.

Também no dia 29 deste mês, é celebrado o “Dia Mundial do Coração” e por isso, Setembro todo é dedicado a uma atenção especial aos hábitos que podem colaborar para o desenvolvimento de uma enfermidade cardiovascular. É importante que sejam realizados exames periódicos: o diagnóstico precoce aumenta exponencialmente as chances de cura e busca de tratamento adequado.

Reiterando a importância da monitoração médica, o cirurgião vascular Francisco Simi, do SAUDI (Sistema de Auditoria de Contas Médicas), ressalta: “Especialmente neste mês de setembro, temos fortes motivos para olharmos mais atentamente para a nossa saúde. Lembrando ainda que é fundamental realizar os exames periódicos, que são capazes de detectar precocemente as patologias, facilitando e muito, o tratamento”.

Amarelo – Combate ao Suicídio

“Setembro Amarelo” pede atenção aos sinais do suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), transtornos mentais representam 96,8% dos casos de morte por suicídio – em primeiro lugar, ligados à depressão, seguido por transtorno bipolar e abuso de substâncias. No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano e no mundo, os casos passam de 1 milhão. O dia 10 deste mês também é o “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, mas a conscientização deve ocorrer o ano inteiro. Saúde mental também é de extrema importância!

Verde – Conscientização para Doação de órgãos

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo maior transplantador do mundo e referência mundial nessa área. A decisão final é da família, que ainda representa o maior motivo de impedimento à doação de órgãos e tecidos.

Por isso encoraja-se o diálogo neste mês: expor a vontade de doar é importante para que a família entenda e se acostume com a ideia. De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, um único doador pode beneficiar até quinze pessoas. Doar órgãos e tecidos é doar vida!

Azul – Campanha de acessibilidade à pessoas com deficiência

O Setembro azul nos lembra da luta para quebrar as barreiras e proporcionar uma sociedade inclusiva para todos. Ela envolve diversos fatores para as pessoas com deficiência. Nesta batalha estão os indivíduos surdos, que promovem a campanha Setembro Azul com a proposta de conscientizar outras pessoas de suas capacidades e lutar contra o preconceito.

Muitas conquistas já foram obtidas, mas, ainda, há mais a ser adquirido. Pois, a comunidade surda necessita de escolas adequadas, empresas com acessibilidade, reconhecimento profissional, respeito em todo e qualquer lugar. 

Lilás – Sensibilização às pessoas com Alzeimer

Neste mês, acontece a campanha Setembro Lilás, em referência ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer (21/09). Esta é uma oportunidade para sensibilizar a população sobre a doença que atinge 1,2 milhão de brasileiros, segundo a ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer). Os dados são alarmantes: a cada três segundos, um novo diagnóstico de demência acontece pelo mundo; e seis em cada dez são de Alzheimer.

O Alzheimer é um tipo de demência que afeta, principalmente, pessoas acima dos 65 anos. É uma condição neurodegenerativa, ainda sem cura, que atrofia o cérebro de maneira lenta e prejudica funções cognitivas, comportamentais, entre outras. Se identificado precocemente, é possível amenizar os sintomas e o avanço do quadro, por meio de tratamentos que garantem melhor qualidade de vida ao idoso e seus familiares.

Matérias relacionadas
ComunicaçãoEventos

Encontro de gerações: presidente do sindojus-go recebe, no mesmo dia, dois ex-presidentes da associação

Um encontro de gerações inesperado, entre o atual presidente e de gestões anteriores, aconteceu no dia 21/09/2022, na nova sede do SINDOJUS-GO….
EspecialProjetos e campanhas

21/9 – Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência

Fonte: Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência O dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional da Luta das…
ComunicaçãoEspecialSetembro Amarelo

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio 2022

Fonte: Paho.org O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (WSPD), comemorado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal