Palavra da FESOJUS

FESOJUS-BR nos Estados: Atuação no SINDOJUS-GO

3 Mins read

O início da FESOJUS-BR aconteceu em Goiás em 2017 aliado aos estados de Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O primeiro encontro foi em Brasília no Sindicato dos Policiais Federais. Houve uma reunião em Brasília para a criação de uma Federação com o objetivo de trabalhar nacionalmente as questões dos Oficiais de Justiça, bem como unificar todo o oficialato em uma única entidade que fosse reconhecida pelo Ministério do Trabalho.

Entrega da carta sindical

A entrega da carta sindical da FESOJUS-BR foi realizada em Goiânia/GO como um gesto de reconhecimento por parte do Ministério do Trabalho. A Federação recebeu o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com a presença dos demais Estados, componentes da federação, no dia 04/12/2017.

A próxima etapa, após a expedição da carta, foi divulgar a entidade como forma de firmar o nome da FESOJUS-BR para todos os departamentos nacionais como no Congresso Nacional, CNJ, Tribunais de Justiça. Este foi um trabalho unificado entre os estados que deram início à Federação.

CONOJUS – Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça

Para tanto, foi criado o evento nacional denominado CONOJUS – Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça. Em 2019, Goiás, como anfitrião do evento, teve a satisfação em receber o Oficialato de todo o Brasil no II CONOJUS. O II Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça aconteceu nos dias 11 e 12 de abril e recebeu mais de 350 oficiais de justiça estaduais e federais, além de um representante da Federação da Argentina. O tema escolhido foi  “As inovações Tecnológicas e a Humanização na Função do Oficial de Justiça”. O organização, que teve à frente da Coordenação Carolina Rosa Santos, Secretária Geral e Diretora do Núcleo de Assuntos Sindicais, fez compreender que a FESOJUS-BR realmente já estava consolidada e definida como a entidade de representação nacional do Oficialato Nacional.

Participação diretiva e técnica

Na primeira gestão, o SINDOJUS-GO participou como Vice-presidente – Eleandro Alves, Assessor Legislativo – Moizés Bento dos Reis e Suplente de Diretoria – Alberto de Castro e Silva. em 2022, o Vice-presidente do SINDOJUS-GO, Eleandro Alves Almeida, é também o Vice-presidente da FESOJUS-BR, bem como o Diretor-financeiro José Moizaniel Formiga Dias faz parte do Conselho Fiscal da Federação, nesta segunda gestão. O SINDOJUS-GO, devido à proximidade entre Goiás e Brasília/DF, colaborou efetivamente por meio de seu Departamento Jurídico, pelo advogado Dr. Gleidson Emanuel de Araújo, em prol da expedição da carta sindical durante as reuniões praticamente semanais junto ao Ministério do Trabalho. Atualmente, o Assessor de Comunicação do SINDOJUS-GO Gleidson Lopes, em parceria com a Jornalista Patrícia Claudino de Santa Catarina assessoram a comunicação da Federação.

Novas cartas sindicais

Uma das demandas idealizadas pela entidade, dentro desse planejamento estratégico, além da luta e unificação dos pleitos nacionalmente é a fundação de novos Sindicatos. Desde então, foi realizado um trabalho de criação de outras entidades e auxílio jurídico para que outros estados pudessem obter suas cartas sindicais, como foi o caso do Maranhão e Piauí. Nesse processo de união e luta, o departamento jurídico da Federação auxiliou os sindicatos que tiveram suas cartas questionadas, como Santa Catarina, Mato Grosso, por exemplo.

Informativo o diligente

O SINDOJUS-GO sempre com muito zelo em manter a tradição do “Informativo O DILIGENTE“, apresentando os pleitos e realizações sindicais em prol do Oficialato de Justiça estadual e nacional. O informativo é um projeto elaborado pela diretoria de Comunicação liderado por Jannaína Patrícia Pereira, Diretora de Comunicação e Carolina Rosa Santos, Secretária Geral e Diretora do Núcleo de Assuntos Sindicais. Na ocasião, a Federação tem um espaço especial denominado ” Palavra da FESOJUS-BR” – esta coluna é especialmente produzido pela diretoria e presidência da FESOJUS-BR.

Apoio da Classe Política

O SINDOJUS-GO destaca e agradece a participação da classe política Goiana como os Deputados Estaduais Henrique Arantes e Karlos Cabral. Ao Deputado Federal, na época, Jovair Arantes; e ao João Campos, Deputado Federal. Todos sempre presentes, prestigiando todo o trabalho da Federação.

Por Assessoria FESOJUS-BR

Gleidson R. Lopes

Matérias relacionadas
Palavra da FESOJUS

FESOJUS-BR conclama a todos para luta por melhores condições de trabalho: CHEGA DE ESPERAR!

Palavra da FESOJUS-BR Sobrecarga de trabalho, pressão por parte de magistrados, ameaça de processos administrativo, entre outras situações limites. O cotidiano de…
Palavra da FESOJUSPorte de arma

Na luta pelo Porte de Arma, FESOJUS-BR se reúne com o ministro da Justiça

Palavra da FESOJUS-BR Em Brasília, seguindo na luta pelo Porte de Arma, a FESOJUS-BR, representada por seu diretor Luiz Arthur de Souza,…
de outros sitesPalavra da FESOJUS

FESOJUS-BR atua pela manutenção da Execução Civil no Poder Judiciário

O SINDOJUS-GO, representado pelo seu Vice-presidente e Diretor Jurídico Eleandro Alves Almeida, que na ocasião, participou como Vice-presidente da FESOJUS-BR, acompanhou de…
Inscreva-se no nosso informativo virtual

fique por dentro das novidades e receba nossa revista eletrônica mensal